Giovanna Morelli Faria – RA: 002201700185


Resenha do Livro “Morte e Vida de Grandes Cidades”, de Jane Jacobs



Jane Butzner Jacobs foi uma escritora e ativista política do Canadá, nasceu na Pensilvânia (EUA) no dia 4 de abril de 1916, foi casada com o arquiteto Robert H. Jacobs Jr. Cursou por dois anos geologia, zoologia, direito, ciências políticas e economia na Universidade Columbia. Sua obra mais famosa é “Morte e Vida de Grandes Cidades”, de 1961, chegou a ganhar vários prêmios e faleceu com 90 anos devido a um derrame cerebral, em 24 de abril de 2006.

A obra “Morte e Vida de Grandes Cidades” é dividida em 4 parte e 22 capítulos, a maioria dos fatos ela toma como base a cidade de Nova York nos Estados Unidos. A parte analisada é a parte 2 “Condições para a Diversidade Urbana”.

Cidade, área urbanizada que apresenta uma variedade na quantidade de habitantes que varia de centenas até dezena de milhão de habitantes, embora que a definição de cidade ainda não foi estabelecida, pois ainda há bastante discussões controversas sobre.

Nesta obra a autora critica as práticas de renovação do espaço urbano na década de 1950 nos Estados Unidos, e tenta entender as razões da violência, da sujeira, do abandono de alguns locais, como também tenta analisar cidades que estão em boas condições nesses aspectos, ela também questiona o planejamento e o desenvolvimento das cidades, em como pensamos separadamente em cada “categoria” da cidade, e o quão isso é errado, ela fala sobre a função, uso e ocupação, juntamente a infraestrutura que muitas vezes acaba não valorizando economicamente, como também acaba tendo um desenvolvimento indiferente em relação às necessidades dos indivíduos. Ela também fala da importância de se ter quadras curtas e porque as superquadras não são tão vantajosas, já que o indivíduo vai ter que percorrer um longo caminho para chegar ao comercio localizado em outra quadra, as distancias percorridas são maiores do que se fossem quadras comuns.

Esse, como outros assuntos tratados no texto, são muito importantes para a visão e comparação com as cidades atualmente, por isso esse livro é bastante recomendado, principalmente para estudantes de Arquitetura e Urbanismo, para que possamos visualizar conceitos mais antigos e comparar com o agora e ver as mudanças ocorridas, tanto na prática como no conceito e utilizarmos na nossa progressão no curso.



Comentários