A cidade viva- RA: 002201700137


A cidade viva
A cidade viva emite sinais, a presença das pessoas emite quais lugares valem a pena. A cidade viva pode ser viva não por quantidade, mas sim o que ela nos transmite, uma rua pode ter poucas pessoas, mas há uma situação de alegria, animação.
Cidades convidativas devem ter um espaço público projetado para sustentar os processos que reforçam a vida urbana. A cidade viva, precisa de espaços públicos bons, com uma densidade de pessoas que queiram utilizar, pois, uma alta densidade mal planejada pode deixar um espaço ruim, por exemplo, a construção de edifícios altos.
Muitas pessoas movimentando-se rapidamente pelo espaço pode significar menos vida na cidade do que um pequeno grupo de pessoas que permanecem na mesma. Foram feitos estudos, onde lugares, ruas, que havia fachadas abertas e ativas, as pessoas andavam mais devagar para olhar, já nos lugares onde as fachadas eram mais fechadas, as pessoas andavam rápido sem olhar o seu redor.
A paz e tranquilidade são valorizadas em uma cidade viva, mas ao passar dos anos, com o aumento do trafego de carros nas ruas, as pessoas sentem mais medo de acidentes, e as cidades tentam tirar o trafego de bicicletas nas ruas. Mas e os pedestres? Será que eles conseguem se movimentar de um lado para o outro com segurança?A desigualdade social é um grande ponto para altos índices de criminalidade. Áreas habitacionais significam boas conexões com os espaços comuns da cidade e um reforço da segurança real, e da percebida, mesmo a noite.
Priorizar o pedestre e a bicicleta modificaria o perfil no setor de transportes, e ajudaria na sustentabilidade, utilizam menos recursos e afeta menos o meio ambiente. Sustentabilidade social é um conceito amplo e desafiador, parte do seu foco é das oportunidades iguais de acesso ao espaço público para todo mundo.
Com todo o desenvolvimento do mundo, as pessoas se tornaram mais sedentárias, as pessoas passam a maior parte do tempo sentadas, assistindo TV, mexendo no computador ou celular, com isso a qualidade de vida diminuiu, e a menor expectativa de vida.
Em muitas cidades antigas quase todo deslocamento era feito a pé, o espaço urbano era um ponto de encontro entre as pessoas. Um elemento essencial em políticas de saúde seriam fazer o ato de caminhar e pedalar essencial na cidade, o que aumentaria a qualidade de vida e diminuiria os gastos com a saúde.


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